CURITIBA NOTÍCIA

ESTRELADO CHEF PORTUGUÊS ASSINA NOVA CASA DO GRUPO VINO!

single image

 

Uma novidade gastronômica de peso chega a Curitiba em agosto. O chef português Hélio Loureiro, estrela da cozinha ibérica, vai assinar o cardápio e fará consultoria para o Restaurante Olivença, nova casa que o grupo Vino!, capitaneado por Raphael Zanette, inaugura até o final deste mês. Loureiro é chef do Hotel Palácio Porto, na cidade de mesmo nome, e possui um extenso currículo de banquetes para a presidência da república portuguesa e outros chefes de estado europeus, além de comandar um programa de TV e coordenar a gastronomia da Seleção de Futebol do seu país.

Com menu inspirado na gastronomia de Portugal e Espanha, a nova casa ficará no Batel, na rua Teixeira Coelho. O imóvel, onde funcionou até mês passado o Dop Cucina, foi completamente reformado, com projeto da arquiteta Claudia Pereira.

Hélio Loureiro  desembarca em Curitiba no próximo dia 16 para iniciar os trabalhos na implantação da gastronomia. O nome do empreendimento foi inspirado na cidade de Olivença, que fica na fronteira entre os dois países da Península Ibérica e durante séculos foi motivo de litígio. Atualmente é um território português, mas administrado pelos espanhóis. Apesar do desentendimento entre Portugal e Espanha sobre esta questão demarcatória, o tema não tem provocado atrito nas relações entre os dois países.

O Tratado de Alcanizes, de 1297, estabelecia Olivença como parte de Portugal. Em 1801, através do Tratado de Badajoz, o território foi anexado a Espanha. Em 1817 a Espanha reconheceu a soberania portuguesa subscrevendo o Congresso de Viena de 1815, comprometendo-se a devolver o território o mais prontamente possível. Porém, até aos dias de hoje, isso não se concretizou.

Você pode gostar