CURITIBA NOTÍCIA RECEITAS

Curso Cuisine Santé difunde os conceitos da alimentação saudável

single image

Centro Europeu promove especialização voltada para uma das principais vertentes da gastronomia mundial

Nos últimos anos, tem crescido consideravelmente o número de pessoas que buscam uma vida mais saudável por meio da alimentação, consumindo produtos de forma equilibrada e seguindo os princípios da sustentabilidade e da gastronomia responsável. Pensando nisso, o Centro Europeu, principal escola de gastrônoma do Brasil, está com as inscrições abertas para seu curso de especialização em Cuisine Santé (Cozinha Saúde), atividade que tem por objetivo o estudo de um vasto conteúdo relacionado às práticas da alimentação saudável, trabalhando com temas como cozinha funcional, cozinha orgânica, cozinha restritiva, comfort food e pães especiais.

O curso Cozinha Santé, que tem duração quatro meses, é fundamentado nos principais conceitos da culinária saudável e sustentável, capacitando os participantes a obter técnicas e conhecimentos que os tornarão profissionais diferenciados e sintonizados com as novas exigências do segmento da alimentação. A atividade é voltada para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais profissionais ligados ao segmento que pretendem adquirir conhecimentos teóricos e práticos nessa importante tendência da culinária mundial. 

Na grade curricular do curso de especialização em Cozinha Santé do Centro Europeu estão temas como: As Bases da Nutrição; Conhecimentos da Pirâmide alimentar; Higiene e Manipulação dos Alimentos; Cozinha Restritiva e Intolerâncias; Métodos de Cocção e Preservação dos Nutrientes; Cozinha de Origem & Comfort Food; Uso Integral dos Alimentos; Análise Sensorial dos Alimentos da cozinha funcional (Carboidratos, Fibras, Proteínas Vegetais e Animais, Antioxidantes, Radicais Livres, Estudo das Gorduras e Azeites, Ervas, Flores, Especiarias, Fitoterápicos, Conservantes, Adoçantes e Aditivos, Desintoxicantes, Alimentos Orgânicos, Alimento Transgênicos e Alimentos Hidropônicos); Super Alimentos (Biomassa, Sementes, Oleaginosas, Chia, Quinoa e goji berry); Cozinha Vegetariana; e Raw Food.

As novas turmas do curso de Cozinha Santé terão início no dia 18 de agosto, com aulas nas sextas-feiras, das 8h30 às 17h30. As atividades serão realizadas na Sede Gourmet do Centro Europeu (Alameda Princesa Izabel, 1.300 – Curitiba). O curso conta com a chancela da Fundação Grupo Boticário, da Abrasel – PR e do movimento Slow Food. Participantes de outras cidades do país terão condições especiais no Hotel Escola Centro Europeu. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3324-6669.

Galinha Caipira

Galinha caipira com especiarias, cuscuz de quinua, Maria Preta e beldroega refrescante

 

Ingredientes galinha:

– 500g de coxa e sobrecoxa de galinha caipira sem pele

– 30g de açúcar mascavo

– 20 g de cúrcuma

– 20 g de gengibre ralado

– 1 pimenta dedo de moça

– 1/2 cebola picada

– 2 dentes de alho picados

– 1/2pimentão amarelo picado

– casca de 2 maracujás em fatias finas (apenas a parte branca)

– 3 tomates picados

– 3 colheres de coentro

– 3 colheres de salsinha

– Sal

– 30 ml de óleo de girassol

 

Preparo:

Deixe as cascas de maracujá fatiadas de molho em água por 12 horas. Ela é riquíssima em pectina e muito nutritiva. Além de ficar deliciosa nesse prato. Refogue a cebola e o alho no óleo. Acrescente o frango e deixe dourar. Coloque o açafrão, o açúcar mascavo e o gengibre e refogue mais um pouco. Acrescente o pimentão e os tomates, a casca de maracujá, a pimenta e o sal e deixe cozinhar em fogo baixo até o frango ficar macio. Se necessário acrescente água quente aos poucos. Finalize com o coentro e salsinha.

 


Ingredientes Cucuz:

– 100g de quinua cozida

– 1 talo de alho poró cortadinho em rodelas

– 1 fatia de abóbora em cubinhos

– Casca da fatia de abóbora em tirinhas finas

– 1 cenoura em cubinhos

– Ramas de cenoura picadinha

– 1/4 de cebola picadinha

– 20g de cúrcuma

– 1 pimenta biquinho picadinha hortelã e manjericão frescos picadinhos

– Sal

– Azeite

– Sementes da abóbora e do maracujá tostadas

– 1/2 xícara de maria preta maduras

 

Preparo:

1- Em uma panela, refogue a cebola, o alho poró.

2- Acrescente a abóbora, as cascas, a cenoura e a pimenta. Baixe o fogo para que os legumes cozinhem apenas com o próprio suco.

3- Coloque a quinua, o açafrão. Acerte o sal. Desligue o fogo

4- Finalize com as sementes tostadas, o hortelã, o manjericão e a maria peta. Coloque mais azeite se necessário.

 

Beldroega refrescante:

– Folhas de beldroega lavadas

– Suco de 1 maracujá

– 1 colher de azeite

– 1 pitada de sal

– Raspas de gengibre

 

Em uma vasilha misture bem o suco de maracujá, o azeite, o sal e o gengibre. Regue as folhas de beldroega com essa mistura.

***

Frango Orgânico com Biomassa de Banana Verde e Especiarias acompanhado de Couscous de Quinoa e Goji Berry

 

Ingredientes:

– 500g de sobre coxa de frango (orgânico)

– ½ cebola picada

– 2 dentes de alho moagem

– 100g de biomassa de banana verde

– 3 tomates

– 1 pimentão amarelo

– 1 pimenta dedo de moça

– 5g de gengibre ralado

– 5g de açúcar mascavo

– 1 pau de canela

– Açafrão da terra ou cúrcuma

– Coentro

– Salsinha

– Gergelim

– Sal

– Óleo de canola

 

Preparo:

Em uma caçarola coloque o óleo e a cebola e depois o alho para dourar. Coloque o açúcar mascavo, misture e acrescente   frango sem pele, mexendo de vez em quando até ficar bem dourado.

Acrescente o tomate picado, o pimentão em cubos, o açafrão, a pimenta, o gengibre. Refogar um pouco e depois acrescente a biomassa. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada até que o frango fique macio. Se necessário vá acrescentando um pouco de água quente. Finalize com coentro e salsinha picados, e salpique o gergelim.

 

Biomasa de Banana verde

Ingredientes:

– 3 bananas bem verdes

– Água para o cozimento

 

Preparo:

Lavar bem as bananas e cozinhar com a casca em panela de pressão cobertas com água quente por 5 minutos. Tirar a pressão e processar sem a casca. Se precisar use um pouco de água quente limpa para ajudar no processamento. Reservar.

 

Couscous de quinoa e goji Berry

Ingredientes:

– 100g de quinoa em grão

– 30g de goji Berry hidratado em água por 30 minutos

– 1 talo de alho poro

– 1 cenoura em cortada em quadradinhos pequenos

¼ de cebola triturada

– Folhas de hortelã

– Folhas de coentro

– Folhas de manjericão

– 1 pimenta dedo de moça

– 30g castanha de caju

– Cúrcuma

– Sal

– Azeite

 

Preparo:

Lave bem a quinoa e leve para cozinhar até os grãos ficarem macios. Escorra bem em uma peneira e reserve. Em outra panela refogue no óleo a cebola, o alho poro, a cenoura e a pimenta por uns dois minutos. Acrescente a cúrcuma e depois a quinoa. Acerte o sal, misture bem e finalize com hortelã, castanhas e goji Berry.

Você pode gostar