NOTÍCIA

Coxinha: o salgado preferido dos brasileiros

single image
 coxinha é um salgado popular entre crianças, adultos e idosos
coxinha é um salgado popular entre crianças, adultos e idosos

Presença certa em festas de aniversário e lanchonetes, seria um desafio achar quem nunca provou desta iguaria. A coxinha é um salgado popular entre crianças, adultos e idosos. Um lanche rápido e barato e, talvez por isso, extremamente popular entre os brasileiros. Alguns dizem remeter à corte europeia enquanto outros afirmam ser uma receita tipicamente brasileira. A teoria mais aceita afirma que o filho da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, com problemas mentais, tinha por único alimento a coxa de frango. Um dia, por não ter carne suficiente da ave, a cozinheira decidiu desfiá-la e fazer dele o recheio de uma massa de farinha de trigo.

Mas afinal o que esse salgado tem de tão especial? O que muitos não imaginam é que até mesmo a forma interfere no desejo pela coxinha. Deborah Perini, formada em comunicação visual e desenho industrial, pela Universidade Federal do Paraná, explica como isso acontece. “O design da coxinha remete à força, já que a força do corpo humano está na coxa, mas isso tudo está ligado ao inconsciente coletivo. O formato da coxinha passa a ideia de saciedade, concentrada em um pequeno alimento saboroso.”

Seja qual for a origem, entretanto, uma coisa é certa: a popularidade da onipresente coxinha de galinha é bastante alta. A chef Sofia Mota, da Sabor de Beijo, afirma que a rede de lanchonetes serve, todos os dias, cerca de 400 unidades do salgado. A massa de caldo de frango é recheada com a carne da ave. É possível, entretanto, encontrar a iguaria com uma variedade imensa de massas – batata,macaxeira e até mesmo leite ou maionese – e recheio –frango defumado, queijos, charque, camarão, bacalhau e até rabada.

 

Receita de coxinha de frango, por Sofia Mota

Ingredientes:  Peito de frango e desfiado, refogado com alho, cebola e coentro.

Para refogar: alho, cebola, manteiga, coentro, caldo de frango e o frango. Depois, água.

Preparo: Junta-se o caldo de frango do frango pronto com o trigo. É importante juntar o trigo todo de uma vez ao caldo, senão a massa fica cozida. Depois de pronto, sova-se a massa com margarina até ficar homogêneo. Depois, preenche-se a massa com o recheio,  molha-se com mistura de clara de ovo e água (500ml) e empana-se com farinha de trigo.

Créditos: André Nery

 

Serviço:

– Avenida Conselheiro Aguiar, 2994, Boa Viagem, Recife, PE. Fone: 3302.5988. Horários: 9h às 19h

– Avenida Santos Dummont, 87, Aflitos, Recife, PE. Fone: 3302.7988. Horários: 9h às 18h

– Rua Joaquim Nabuco, 409, Lj 15, Derby, Recife,PE. Fone:3302.6488.Horários: 9h às 19h

– Shopping Boa Vista, Rua Giriquiti, 48, Lj 214, 2º piso, Boa Vista, Recife, PE. Fone: 3302.4188. Horário: 9h às 21h

– Hospital D´Ávila, Avenida Visconde de Albuquerque, 681, Madalena, Recife, PE. Fone: 3117.5570. Horário: 9h às 21h

 

 

 

Você pode gostar