CURITIBA DESTAQUE

Concurso vai eleger o melhor tiramisù do mundo em Curitiba

single image

Curitiba será, neste ano, a primeira cidade fora da Europa a sediar a Copa do Mundo de Tiramisú – campeonato internacional entre confeiteiros amadores realizado anualmente na Itália para escolher a melhor receita do tradicional doce, feito de biscoito, queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar.

A eliminatória brasileira será realizada no dia 22 de novembro, na unidade de gastronomia do Centro Europeu. “É uma honra, para nós, receber essa competição que, pela primeira vez, será realizada na América Latina, gerando visibilidade para o talento dos confeiteiros da nossa região”, explica Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu.

As inscrições para os confeiteiros amadores ficam abertas até o dia 5 de novembro. As receitas devem ser enviadas pelo site do Centro Europeu (http://centroeuropeu.com.br/portal/tiramisu/).

O vencedor da eliminatória ganhará um curso de Pâtisserie no Centro Europeu, além da inscrição para a sul-americana do Tiramisù World Cup (TWC), em 2020.

A seleção

Na eliminatória, em Curitiba, serão selecionados 20 concorrentes em uma prova prática que será realizada na unidade de gastronomia do Centro Europeu. O evento ocorre dentro da programação da Semana de Gastronomia Italiana no Mundo, de 18 a 24 de novembro.

Durante a execução da receita, os candidatos devem usar apenas os seis ingredientes originais do Tiramisù: savoiardi (biscoitos italianos que lembram os “biscoitos champagne”, porém, com uma textura muito mais leve e menos doce), queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar. Todos os ingredientes serão fornecidos pela organização. Na bancada de jurados, além de renomados especialistas brasileiros, virão da Itália os dois campeões mundiais do Tiramisù World Cup 2019.

Os critérios de avaliação vão considerar a execução, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar em cada Tiramisú. Os dois primeiros lugares estarão automaticamente inscritos para a seleção nacional da TWC, em julho de 2020, em Curitiba.

A organização do evento é da Twissen Group (http://twissen.com/), empresa do Veneto especializada em turismo gastronômico.

SERVIÇO

Tiramisù World Cup — Pré-seleção 2019
Data: 22 de novembro de 2019
Inscrições: até 5 de novembro de 2019 pelo site (http://centroeuropeu.com.br/portal/tiramisu/)
Local: Centro Europeu (unidade de gastronomia)
Alameda Princesa Izabel, 1300 – Bigorrilho, Curitiba
Telefone: (41) 3324-6669

Você pode gostar