NOTÍCIA

Um novo menu muito especial!

single image
Ephigênia Bistrô lança cardápio exclusivo para os veganos e vegetarianos.
Ephigênia Bistrô lança cardápio exclusivo para os veganos e vegetarianos.

Você sabe a diferença entre ser vegetariano e vegano? Enquanto o vegetarianismo pode ser adotado por razões diversas, como ética, saúde e religião; o veganismo tem como foco principal a questão ideológica da luta pela libertação e não exploração animal. Ser vegano não é só uma opção alimentar, mas, uma postura ética diante do sofrimento em relação aos animais.

O vegano tem uma atitude mais radical diante do vegetariano. O primeiro não consome nenhum produto de origem animal, como carne, leite e seus derivados, ovos, mel, lã etc. Também não utilizam produtos que são testados em animais, pois para esta filosofia de vida, os animais não devem ser mortos e nem explorados para atender às necessidades dos seres humanos. Além de ser uma prática alimentar motivada por questões éticas, o vegetarianismo envolve também fatores como saúde e religião e seus adeptos não se alimentam de carne, mas continuam consumindo produtos de origem animal, como ovos e laticínios.

Pensando em atender este público de maneira personalizada, com uma alimentação especial e diferente do que se costuma encontrar nos restaurantes, o chef Robson Viana, do Ephigênia Bistrô, está lançando um menu vegano e um vegetariano. No cardápio, os pratos vão desde um Envoltine de berinjela com salada de broto de girassol até uma requintada Torta de pêra com pralinê de castanhas brasileiras.

“Percebemos em pesquisas como este grupo alimentar é preocupado com a saúde, por isso idealizamos o cardápio com tudo muito natural, para deixar um sabor especial e desejado por eles. A preocupação com a saúde e questões religiosas também são razões pelas quais as pessoas se tornam vegetarianas. Muitas doenças são evitadas ou seu risco minimizado com a alimentação sem carne. Sem dúvida é uma opção saudável e benéfica ao organismo. No tocante à religião, o principal argumento é o da compaixão pelos seres em geral e a postura contra o derramamento de sangue de qualquer espécie, o que potencializaria o sofrimento no mundo”, destaca Robson.

O chef vem pensando neste grupo especial há algum tempo, pesquisando e combinando ingredientes para dar satisfação aos adeptos destas restrições alimentares. “Desde criança, a maioria das pessoas é acostumada a comer carne e alimentos que contém leite e ovos. Romper com estes hábitos arraigados à nossa alimentação é um ato quase heróico”, descreve.

 

Menu vegano

Para a entrada, o chef Robson Viana preparou uma Salada de risoni com palmito e coco, Envoltine de berinjela com salada de broto de girassol e Bruschetta de tomate com broto de girassol. Para o prato principal, a opção é a Massa de arroz com legumes e a Batata doce com folhas da estação ao aroma de hortelã. Na sobremesa, Banana caramelizada com laminas de coco, Pudim de leite de coco e Abacaxi grelhado.

Cardápio vegetariano

Um delicioso Suflê de queijo de cabra ao vinagrete de framboesa é a opção de entrada. O prato principal será sempre elaborado pelo chef com uma novidade e para a sobremesa, Panacota com calda de frutas vermelhas, Torta de pêra com pralinê de castanhas brasileiras e Frutas tropicais ao creme de iogurte natural.

 

*Lembrando que as opções do menu não são fixas, podendo sofrer alteração de acordo com a semana.

Ephigênia Bistrô

Rua Grão Pará 20, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)

Reservas: (31) 2535-3065

O horário de funcionamento no almoço é de 2ª a 5ª feira, de 11h30 às 15h30; e de 6ª a domingo, de 11h30 às 17h. No jantar, o horário de 3ª a 5ª é de 18h às 0h; e às 6ª e sábados, de 18h à 1h. A casa não funciona para jantar aos domingos e segundas-feiras.

www.ephigeniabistro.com.br // www.facebook.com/ephigeniabistro

Você pode gostar