Cine & Cia

Sabor, Cine & Cia – Soul Kitchen

single image

soul kitchen

Essa gente não sabe comer – Por Paulo Bracarense 

 Soul Kitchen é um restaurante de comida barata, meio “pé-sujo”, em um bairro um pouco fora do centro de Hamburgo chamado de Wilhelmsburg. A cidade é cortada pelo rio Elba e seus canais. São mais de 2.460 pontes e por isso é conhecida como a “Veneza Germânica”. Hamburgo tem o maior porto do país e é a cidade mais verde da Alemanha. Há uma rica gastronomia na região, baseada principalmente em peixes de água doce e de água salgada além de frutos do mar, são famosos seus pratos à base de ostras.

Essa não é a característica do Soul Kitchen que tem seu nome dedicado mais ao estilo musical do que à palavra alma, outra possível tradução para “soul”. O proprietário é Zinos Kazantsakis (Adam Bousdoukos), um jovem imigrante grego que transformou um velho barracão que comprou por uma pechincha em seu restaurante popular. Seu cardápio é composto por hambúrgueres, almôndegas, peixe frito, espaguete com creme de leite, espinafre com creme de leite, batata frita com creme de leite, além de outros quarenta pratos, todos com o mesmo gosto segundo o Chef espanhol Shayn, que mais tarde será contratado para substituir o próprio Zinos que prepara sem o menor jeito os pratos que agradam sua freguesia de gente simples.

Nadine Krüger (Pheline Roggan) é a namorada de Zinos, filha de família rica está se mudando para Xangai para ser correspondente internacional. É do restaurante chique de Hamburgo frequentado por sua família que ocorre o episódio que vai levar Shayn a trabalhar no Soul Kitchen. Um cliente insiste em ser servido com um “gaspacho” quente. Essa sopa tradicional da culinária espanhola, cuja base é composta por tomates e pepinos, é servida fria, podendo até receber umas pedras de gelo. O Chef irrita-se com o desejo do cliente e devido à sua ira é despedido. Ocorre que nessa noite Nadine e sua família estão fazendo um jantar de despedida para ela e a presença de Zinos oportuniza o convite ao Chef, uma vez que depois de machucar as costas tentando carregar uma máquina de lavar louças, ele fica impossibilitado de trabalhar na cozinha.

Contratado pelo grego o novo Chef acaba por espantar os antigos clientes com sua culinária sofisticada: “essa gente não sabe comer”. Zinos pensa em fechar o restaurante e ir para junto de Nadine na China. Mas ocorre uma primeira reviravolta com a chegada de uma orla de roqueiros que apreciam a mão do Chef Shayan. Ocorre que Zinos não aprecia o barulho que eles fazem e expulsa a todos do local. Enquanto isso ele é assediado por um velho amigo de escola, que agora é corretor, para que venda seu restaurante pela pressão da especulação imobiliária na cidade.

Depois de uma festa na famosa região de Speichrstadt, que é a maior concentração de armazéns do mundo, algumas circunstâncias vão levar o Soul Kitchen a uma nova característica, o restaurante vai tornar-se um barzinho que serve refeições e oferece música eletrônica de qualidade. O “pé-sujo” encontra a sua vocação e o dinheiro começa a entrar. Uma sobremesa afrodisíaca composta com raspas de uma casca de árvore de Honduras atrai cada vez mais clientes, mas Zinos está decidido a ir para o oriente. E a única pessoa que ele encontra para gerenciar o seu negócio é seu irmão Illias (Moritz Bleibtreu) um malandro que acaba de sair da cadeia e é viciado em jogos de azar. Ele passa uma procuração para o irmão bandido o que vai lhe dar muita dor de cabeça.

É nesse cenário que se passa a trama. O auge da gastronomia ocorre na feitura dos pratos de Shayn. São pratos da “haute cuisine” servidos em um ambiente bem despojado. Algumas surpresas vão ocorrer durante o filme que termina com um jantar a dois, preparado pelo próprio Zinos, agora já com muito capricho. A base são as berinjelas, alimento muito apreciado pelos gregos, e a sobremesa recebe uma raspinha de uma certa casca de árvore de Honduras.

Você pode gostar