Cine & Cia

Sabor, Cine & Cia – O cheiro da papaia verde

single image

A gordura faz a verdura cozida brilhar

O filme volta a Saigon do ano de 1951. O seu nome hoje é Ho Chi Minh. Saigon fica no extremo sul do país. Foi a capital do Vietnã do Sul. Unificado o país após a guerra com os Estados Unidos tem como sua atual capital a cidade de Hanói, que foi a capital do Vietnã do Norte durante a liderança do herói nacional Ho Chi Mim.

Durante muito tempo o Vietnã foi colônia francesa, mas no período da Segunda Grande Guerra era um “quintal” do Japão. Com a derrota dos japoneses abriu-se um período conhecido como a Primeira Guerra da Indochina que durou de 1946 a 1954, quando houve a separação entre os dois países. Assim os fatos ocorrem em um período de crise nacional, com toque de recolher e muita luta interna.

O personagem central do filme é uma garota de treze anos, órfã de pai, e que precisa trabalhar. Seu nome é Mui. Mui vai servir como serviçal em uma família abastada de Saigon. O casal tem três filhos, um jovem e duas crianças. Mora também na casa, a avó das crianças. Perderam há seis anos a pequena To, que teria a idade de Mui. To faleceu de uma doença grave, em um dos períodos que o pai abandonará o lar. Sua esposa acolhe a pequena Mui como sua filha. Apesar disso ela deve trabalhar de auxiliar da antiga empregada da casa.

10

Ela aprende a cuidar das plantas, limpar a casa e principalmente a cozinhar. Ela é alertada a dar boa aparência para as refeições. A sua instrutora vai lhe ensinar como fazer a verdura cozida brilhar. Mui aprende que “gostoso ou não, nós empregados comemos; mas com os patrões é diferente”.

O arroz é a base da culinária vietnamita que também ambientou alguns pratos franceses aos ingredientes próprios daquela região asiática ao sul da China. Um dos pratos mais famosos, e que é preparado no filme é o “rau muong” ou espinafre de água. Há também muitos preparados com peixes, em especial com a utilização dos peixes da família do panga, agora muito conhecido por aqui. O panga é o “catfish”, muito próximo ao bagre de rio do Brasil. Ele é abundante no rio Mekong e cultivado na região há mais de mil anos. O rio nasce no Tibet, ao sul da China. Atravessa vários países: China, Miamar, Tailândia, Laos, Camboja e a parte sul do Vietnã, desaguando no mar da China a aproximados cento e cinquenta quilômetros de Saigon. O Mekong é praticamente do tamanho do rio Paraná, que percorre quase 4.500 km, desde o seu nascimento na confluência dos rios Parnaíba e Grande, nas divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Um dos pratos chave do Vietnã é a salada de mamão papaia verde. Depois de descascado, o mamão é servido em raspas de sua polpa com o acompanhamento de cenouras, pimentas frescas, alho, suco de limão, vagens, sal e algumas colheres de sopa “nam pla”, um caldo à base de legumes.

A segunda parte do filme ocorre dez anos depois. Mui agora é uma jovem que cuida da casa de um dos meninos da casa que se tornou pianista. Há ainda, como na primeira fase, muitas cenas de cozinha e alimentação. É uma parte menos dinâmica do que a primeira, mas muito sensível ao som de “Claire de Lune” de Debussy. Um filme instigante que mostra aspectos da vida de Saigon em um momento importante de sua história e também curiosidades sobre a sua culinária.

 

 

Você pode gostar