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O restaurante Taikhan é o mais novo lançamento da gastronomia oriental, especializado na cozinha do leste asiático. A marca compõe o mesmo grupo do restaurante japonês Tatibana, com unidades no Paraná e Rio Grande do Sul, e do Sushiaki, maior rede de fast food japonês do sul do Brasil, presente nos principais shoppings dos três estados e com lojas recém-inauguradas no Rio de Janeiro e São Paulo. Esta nova operação foi motivada pelo aumento da demanda por uma alimentação saudável e rápida, e, principalmente, pelo perfil empreendedor dos empresários que administram o grupo. Atualmente, toda a rede conta com cerca de 500 funcionários e serve mais de 4 mil refeições ao dia.
Diretor do Tatibana, Sushiaki e Taikhan, Ener Komagata, afirma que após as experiências com as outras bandeiras no mercado da culinária oriental, houve o desejo de desenvolver novos formatos. “As outras operações nos ajudaram a conhecer o público, as preferências e as expectativas. Apesar disso, as propostas são distintas para cada marca, desde o cardápio, o ambiente e os serviços”, explica.
A proposta do Taikhan é oferecer pratos individuais da cozinha asiática, adaptados ao paladar do brasileiro. As porções são servidas em bowls (tigelas culturalmente utilizadas em países asiáticos), com uma base que pode ser arroz, macarrão ou legumes, misturada com opções de carnes (frango, bovino, suíno e peixe). “Trouxemos para o cardápio do Taikhan as influências da gastronomia asiática, desenvolvendo os nossos pratos com sabores mais amenos uma vez que nos países de origem os sabores são bastante excêntricos como os temperos apimentados coreanos, exóticos ingredientes chineses, as opções cruas japonesas e os molhos de peixe tailandeses”, diz Komagata. Outra novidade são os chás orientais com refil, em que o cliente paga um único valor e pode se servir à vontade. São diferentes sabores, como chá branco com jasmim, arroz, verde com lichia, entre outros.
Modelo de gestão
Assim como os outros empreendimentos do grupo, o Taikhan não segue o modelo de franquia. A operação de todas as unidades é administrada pela sede do grupo, localizada em Curitiba (PR). Os gestores participam de todo o processo de desenvolvimento conceitual do negócio e gerenciam os mais de 25 restaurantes espalhados pelo Brasil. “É característica nossa estar focado no negócio em si, ou seja, nos dedicamos diretamente ao consumidor final, dando atenção à qualidade do produto, serviços e gestão dos restaurantes”, explica Komagata. Para ele, o setor de restaurantes é muito desafiador. “Afinal, é necessário lidar com muitas habilidades ao mesmo tempo, além de competências para o varejo, serviços e produção onde especificamente é preciso ter muita atenção às questões de segurança alimentar”, resume. As primeiras operações do restaurante Taikhan podem ser encontradas no shopping Pátio Batel, em Curitiba (PR), no shopping Boulevard e Centerlar, em Porto Alegre (RS) e no shopping Canoas, em Canoas (RS).

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