CURITIBA NOTÍCIA

MUNDO GASTRONÔMICO: A FEIRA DA GASTRONOMIA E SEUS FORNECEDORES

Feira anual destinada a empresários, profissionais do setor gastronômico e pessoas interessadas em culinária e cozinha gourmet, o Mundo Gastronômico, acontece no período de 14 a 17 de agosto, no Expo Renault Barigui, em Curitiba. Durante os dias do evento estão programados cursos, workshops, degustação, além de sorteios realizados pelos expositores.

A feira da gastronomia e seus fornecedores, desse ano, contará com diversas atrações simultâneas e com a novidade do ciclo de aulas e palestras, cuja temática será “Tradição e Modernidade”. Para o evento estão programadas aulas show com renomados chefs, circuito de palestras sobre vinhos, destilados, cafés, além de degustações, demonstrações, workshops, cursos, bem como, venda de alimentos e produtos.

Apresentação de novidades e lançamentos exclusivos, que contemplam desde pratos – criados especialmente para o Mundo Gastronômico de 2013 – até novas tecnologias, equipamentos, aparatos – trazidos do exterior e exibidos pela primeira vez na feira – e serviços inovadores, como coaching gastronômico, também farão parte do Mundo Gastronômico.

Algumas empresas que exporão na feira, são: AB Café, Albermáquinas e equipamentos, Cooktech, Gelopar, Biossana, Movelaria Paranista, Nutriação Eventos, Porcelanas Schmidt, Rosa Equipamentos, Stampa Pet e Food, Utilare Gourmet, Winterhalter, Eh Gastronomia, Universidade Positivo. Além de Banoffi Bar, Boutique da Carne, Grué Chocolateria, Lucca Café, O Famoso Brigadeiro, Porto a Porto, Dvicz.

Em paralelo à feira acontecerão os Jantares Magnos, em que os chefs convidados, Lígia Karasawa, Rafa Costa e Silva e Mara Salles, cozinharão nos restaurantes locais, Manu, Lagundri e Zea Mais – respectivamente.

Novidades desta edição: Ciclo de aulas e palestras “Tradição e Modernidade”
Durante o Mundo Gastronômico, a EFEX do Grupo Positivo em parceria com a Gazeta do Povo, a Revista Bom Gourmet e a Paraná Turismo prepararam uma programação especial, que inclui aulas com os chefs paranaenses, Celso Freire, Júnior Durski, Marcelo Amaral, Manu Buffara, que apresentarão suas pesquisas valorizando o uso de produtos e ingredientes locais.

Também estarão presentes, o empresário e restauranter Marcelo Fernandes e os chefs convidados Felipe Rameh, Lígia Karasawa, Mara Sales, Rafa Costa e Silva, Raphael Despirite. Além de mesa redondas, em uma das quais se discutirá sobre os investidores que estão sendo atraídos para o mercado gastronômico.

O projeto da Cozinha Show está sendo patrocinado pela Padaria América, e conta com o apoio de Ceraflame, Hotéis Mabu, Krasinox, Oxford Porcelanas e Paraná Turismo. As aulas e palestras – cujo tema será deste ano será “Tradição e Modernidade” – terão duração de aproximadamente 40 minutos cada, sendo que para participar é necessário fazer a inscrição. Há duas opções de pacotes, sendo diários ou para os três dias. Os preços por pessoa variam entre R$ 200 e R$ 500. Os ingressos estarão sendo vendidos pelo disk ingresso, no site, www.diskingressos.com.br. As vagas são limitadas.

Em um coquetel será apresentada a proposta do livro Marca do Paraná – cuja ideia consiste em abordar o que é produzido no estado, contemplando as diferenças regionais e de produtos. Outro lançamento programado para acontecer durante o Mundo Gastronômico é o projeto Gastronomia Paraná, iniciativa do Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Paraná Turismo. O projeto visa à especialização de profissionais da área e a promoção das atrações turísticas da gastronomia estadual.

Em parceria com o Centro Europeu, a Gazeta do Povo, também promove aulas harmonizadas de vinho e cerveja, que contam com a participação do viniviticultor Fernando Rausi, dos sommeliers André Porto, Alcioni Dümes, da enóloga Sonia Petri e dos chefs Sandro Duarte, Iracema Bertocco e Andressa Schmidt. Para participar basta ir à Sala de Vinhos, no Espaço da Gazeta do Povo, não há custo de inscrição.

Outras atividades durante o Mundo Gastronômico
No espaço da Universidade Positivo acontecerão palestras com profissionais ligados à área de Gastronomia, professores da universidade e convidados. A saber: “O docente na Gastronomia” – por Ailton Almeida; “Gastronomia e Eventos” – por Guilherme Guzela; “Grastronomia na Mídia” – por Cris Bertho; “Enogastronomia” – por Thay Ferrão; “Bacalhau” – por Gustavo Possas; “Trabalho em Navios”- por Luiz Trindade; “Doces de memória” – por Karyne Iancóski; “Confeitaria: tradição, tendência e criatividade” – por Bruna Marinoni; “Gastronomia e o mercado de trabalho atual” – por Marcos Fábio; “Atualidades na Gastronomia” – por Renata Futata; “Especiarias raras e diferenciação no mercado da alta gastronomia” – por Saulo Calliari. Para participar, os interessados devem comparecer ao espaço da UP na feira com 15 minutos de antecedência.

A Lucca Cafés Especiais, também estará no Mundo Gastronômico, e ofertará aos visitantes workshops, palestras em um ambiente interativo, composto por um brew bar – que tem equipamentos e acessórios para elaboração de cafés filtrados -, e um espresso bar – com máquinas de expresso e acessórios para vaporização do leite. Durante a feira, os visitantes poderão se inscrever para atividades, tais como: “degustação de cafés comentada”, “mixologia para amadores e profissionais”, “preparação de cafés em casa”, “como funciona a máquina de espresso”, “indicação geográfica cerrado mineiro”, “indicação geográfica Norte Pioneiro do Paraná”, “latte art”, “cafés especiais x cafés comerciais”, entre outros. Os participantes, além de aprenderem irão degustar os cafés preparados.

Outra empresa que também promoverá palestras e oficinas, durante a feira, é a Stampa Pet e Food. O estande da empresa concebido em forma de bistrô terá uma demo cooking, cozinha, onde serão preparados quitutes especiais – para os visitantes degustarem. Além de apresentações, abertas aos visitantes, com os temas: “chocolateria fina”, festival docello – torta holandesa e alemã –, segredos do chef – risotto de palmito cremoso, derivações de molhos para carnes vermelhas –, sobremesa – verrine de frutas vermelhas –, verrines Express – doces para degustar em colheradas. As aulas serão ministradas pelos chefs Eloize Cruz, Luiz Fernando Cequinel, Nilson Augusto, Patrick Vinicius Simões, Sandro Serra.

Um pouco sobre o Mundo Gastronômico
Organizada pela EFEX – Eventos, Feiras e Exposições -, a Feira Mundo Gastronômico foi concebida para reunir empresários e profissionais da alimentação fora do lar, representada por bares, restaurantes, hotéis, motéis, cafés, catering, refeições coletivas, imprensa especializada e estudantes, além do consumidor final, apreciador da cozinha gourmet. O evento apresentará novidades e lançamentos tecnológicos, equipamentos, alimentos, insumos, bebidas, serviços. Além de ser uma excelente oportunidade para os negócios o Mundo Gastronômico 2013 ainda conta com programações especiais, elaboradas em parceria com o jornal Gazeta do Povo e com a Revista Bom Gourmet, tais como: workshops, cursos e aulas com chefs renomados. Em sua primeira edição, a feira reuniu, aproximadamente, 17 mil pessoas interessadas em culinária, no pavilhão da Expo Renault Barigui em Curitiba.

Confira a programação do Circuito de aulas e palestras – “Tradição e Modernidade”

14 de agosto – quarta-feira
16h30 Chocolateria Artística
Luíz Fernando Cequinel (chef da Stampa Food)
17h30 Apresentação do projeto Gastronomia Paraná
18h30 Palestra de Abertura – Gastronomia: um mercado que anda atraindo investidores
Francisco Urban, Gustavo Hass, Junior Durski e Marcelo Fernandes
20h Coquetel de Abertura – Lounge Bom Gourmet

15 de agosto – quinta-feira
14h Turismo e Gastronomia
Marcela Jeolás (Ministério do Turismo) e Dario Paixão (professor do curso de Gastronomia da Universidade Positivo)
15h Gastronomia Responsável: por onde começar?
Gabriela Carvalho (movimento Gastronomia Responsável – Fundação Grupo O Boticário)
16h O dia a dia de um restaurante estrelado – Experiência basca: cinco anos no restaurante Mugaritz
Rafa Costa e Silva (chef – RJ)
17h Pesquisa com plantas alimentícias não convencionais na cozinha
Neide Rigo (nutricionista)
18h Cozinhando em lugares inusitados
Raphael Despirite (Restaurante Marcel – SP)
19h Diversidade da Mata Atlântica – Cozinha Caiçara: o encontro de culturas do Mar e da Mata
Marcelo Amaral (Restaurante Lagundri – PR)
20h A cerveja no Paraná: da produção ao copo
Carolina Oda, Daniel Wolf, Luís Celso e Ronaldo Flor
Jantar Magno – Ligia Karasawa cozinha no Restaurante Manu

16 de agosto – sexta-feira
14h Tradição x Inovação: qual caminho seguir?
Alberto Landgraf (restaurante Epice – SP)
15h Tradição e Modernidade: uma conversa possível
Felipe Bronze (Restaurante Oro – RJ)
16h Pesquisa de terrroir: o mel das abelhas sem ferrão
Manu Buffara (Restaurante Manu – PR)
17h Cogumelos na gastronomia paranaense: história, panorama atual e perspectivas
Francisco Vítola (Universidade Federal do Paraná)
18h Queima do alho
Giovani da Silva Ferreira (Editor de Agronegócios da Gazeta do Povo – PR)
19h Tapas brasileiras: o milho roxo indígena
Lígia Karasawa (Restaurante Clos de Tapas – SP)
20h Ingredientes da sua aldeia
Celso Freire (Restaurante Zea Mais – PR)
Jantar Magno – Rafa Costa e Silva cozinha no restaurante Lagundri

17 de agosto – sábado­
13h Do cacau ao chocolate: origens e tendências
Bibiana e Carolina Schneider (Cuori di Cacau – PR)
14h Comendo com farinha
Mara Salles (Restaurante Tordesilhas – SP)
15h Clima de interior: nosso forte são as carnes
Júnior Durski (Restaurante Durski – PR)
16h A difícil tarefa de administrar restaurantes
Marcelo Fernandes (Restaurante Mercearia do Francês, Kinoshita, Clos de Tapas, Áttimo – SP)
17h Minas: um olhar muito além da tradição
Felipe Rameh (Restaurante Trindade – BH)
18h A gastronomia no mundo
Josimar Melo e Luciana Bianchi
Jantar Magno – Mara Salles cozinha no Zea Mais

SERVIÇO:
Data: 14 a 17 de agosto
Horário:   Quarta a sexta-feira das 16h às 22h
Sábado das 14h às 20h
Local: Expo Renault Barigui – Curitiba/PR
Endereço: Rodovia do Café – Km zero – BR 277 | Santo Inácio | Curitiba – PR
Informações:  3317-3107
efex@up.com.br
www.efexbrasil.com.br/mundogastronômico
Ingressos: R$ 10,00 – a venda a partir da próxima semana.

Você pode gostar