NOTÍCIA

Consumo de peixes sazonais contribui para a preservação das espécies

single image
Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Anhembi Morumbi realiza campanha para difundir o conceito do Peixe Bom – fresco, sustentável e com preço justo
Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Anhembi Morumbi realiza campanha para difundir o conceito do Peixe Bom – fresco, sustentável e com preço justo

No Brasil, o consumo de peixes ainda é baixo. Em 2011, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) registrou média de consumo por habitante de 11,7 kg. Do total, 60% vem de fora do país. Da parcela nacional, o consumo concentra-se em poucas espécies, como a sardinha, o namorado e a garoupa. Diante desse cenário, o Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, inicia uma campanha para difundir a importância da inclusão de pescados na alimentação cotidiana, enfatizando as qualidades culinárias e nutricionais.

A ideia é também defender as boas formas de produção e o consumo do chamado Peixe Bom – termo utilizado por movimentos como o Slow Fish para se referir a pescados frescos e da estação; produzidos por métodos que respeitam o meio ambiente, a reprodução das espécies e a saúde humana; e com preços acessíveis.

Como parte das atividades programadas pelo Centro de Pesquisas, com o apoio do Slow Fish, um jantar foi oferecido para convidados neste mês. O menu, preparado por grandes chefs: André Ahn (Guaiaó), Dagoberto Torres (Suri), Eudes Assis (Vinea), Hélio Takeda (Anhembi Morumbi), Ivan Achcar (Casa da Fazenda e Alma Cozinha), Mara Salles (Tordesillas) e Morena Leite (Capim Santo), enalteceu espécies como surubim, peixe-cabra, perna-de-moça, sardinha, carapau e sororoca. “É preciso começar a levar à mesa pescados populares, baratos, diversificados e de alta qualidade”, enfatiza Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas. “Acima de tudo isso, é extremamente importante consumir apenas peixes que são pescados na época correta – fora do período de reprodução – e no tamanho certo, adultos, depois que ele já se reproduziu”, explica o professor.

 

Sobre a Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com mais de 75 instituições de ensino superior e mais de cem câmpus, totalizando mais de 850 mil alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus  estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

 

Sobre a Rede Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições de ensino que possuem mais de 40 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

 

Sobre a Laureate International Universities

Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 75 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 850 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia/Pacífico e Oriente Médio. As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede sobre temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. Para mais informações visite o site www.laureate.net.

 

Você pode gostar